ALIMENTE UMA INFÂNCIA CONSCIÊNTE !

ALIMENTE UMA INFÂNCIA CONSCIÊNTE !

PROGRAMA CRESCER SAUDÁVEL

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma condição complexa, com dimensões sociais e psicológicas, que afeta praticamente todos os grupos etários e socioeconômicos e ameaça sobrecarregar países desenvolvidos e em desenvolvimento. O excesso de peso entre crianças brasileiras tem alcançado prevalências preocupantes. Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), de 2017, mostraram que cerca de 2 em cada 10 crianças brasileiras menores de 5 anos e cerca de 3 em cada 10 crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos apresentavam excesso de peso. (Instrutivo Crescer Saudável, julho/2019).

A obesidade infantil é um dos maiores desafios da saúde pública no século XXI. Crianças com sobrepeso têm 55% de chance de se tornarem adolescentes obesos e 80% de chance de serem adultos obesos, e também são mais propensas a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em idade mais jovem do que as crianças que não tem excesso de peso. Dentre essas DCNT, destacam-se o diabetes e doenças cardiovasculares, que por sua vez estão associadas a uma maior chance de morte prematura e incapacidade na vida adulta, onerando o SUS. (Instrutivo Crescer Saudável, julho/2019).

O Programa Crescer Saudável consiste em um conjunto de ações a serem implementadas com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da obesidade infantil no país por meio de ações a serem realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), para as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I. (Instrutivo Crescer Saudável, julho/2019).

No nosso município iniciamos a realização destas ações pelo Pré-Escolar Dr. Rufino da Costa Ramos no dia 03 de outubro nos turnos matutino e vespertino. A equipe de Saúde Bucal Dr. Jorge Juarez Ramires ( Ivani Gomes coordenadora da saúde bucal, Ingrided Ramalho dentista, Sidelvandes e Tatiana Rodrigues  auxiliares em saúde bucal) realizaram  atividades lúdicas como teatro, brincadeiras (jogo da velha, quebra cabeça, passa ou repassa das frutas, entre outros ) além  das orientação para desenvolvimento intelectual a cerca do que é bom e ruim para nossa saúde. Promovendo, assim,  o consumo de alimentos saudáveis e reduzindo o consumo de alimentos não saudáveis. Fortalecendo a educação alimentar em uma dieta saudável e desenvolvendo hábitos saudáveis. Desta forma  teremos como consequente a  prevenção e o controle da obesidade infantil, diabetes e  de doenças bucais como a carie dental.

Apoio: Prefeitura Municipal de Rio do Prado.