SECRETARIAS MUNICIPAIS DE RIO DO PRADO E O ENFRENTAMENTO DA COVID – 19

SECRETARIAS MUNICIPAIS DE RIO DO PRADO E O ENFRENTAM...

Informamos à população que todas a medidas adotadas para conter o avanço do Coronavírus estão sendo amplamente divulgadas no Portal de Transparência, via aplicativo WhatsApp, Facebook, Instagram  bem como através de monitoramento da cidade.

Ainda, quanto às ações para enfrentamento do Coronavírus, o Decreto 139 de 06 de Fevereiro de 2020- que Institui o Comitê Municipal Extraordinário COVID-19, estabelece medidas de prevenção e enfrentamento em face da possibilidade de surto de doença infecciosa viral  e dá outras providências; o Decreto 141 de 06 de Fevereiro de 2020 - Dispõe sobre medidas emergenciais de restrição e acessibilidade a determinados serviços e bens públicos e privados cotidianos para prevenção e enfrentamento em face a possibilidade de surto da doença infecciosa viral respiratória; o Decreto 145 de 24 de Abril de 2020 - Dispõe sobre retomada parcial dos serviços, atividades ou empreendimentos, institui novas medidas emergenciais cotidianos, para prevenção e enfrentamento em face a possibilidade de surto da COVID-19.

Foram adquiridos pela secretaria Municipal de Saúde 30 respiradores faciais com filtro; 40 Capote de TNT; 10 capote impermeável;  25 galões de Álcool gel; 20 galões Álcool Estéril Plus; equipamentos de proteção individual (EPI); mascaras de tecidos lavável para os profissionais e para a população, sendo distribuídas pelos Agentes Comunitários de Saúde, CB-30 T.A ouro fino, produto para desinfecção das Ambulâncias, bem como foram confeccionados panfletos e faixas de orientação sobre a pandemia.

• O Município respeitando as orientações da Secretaria de Estado de Saúde antecipou a campanha de vacinação da H1N1, fazendo o porta em porta para não ocasionar aglomerações.
  • O Mutirão da Dengue foi realizado de porta em porta também são medidas de proteção utilizadas para prevenir doenças.
  • Foram realizadas ainda blitz sanitárias e educativas envolvendo todos os profissionais das áreas de Administração, Educação, Assistência Social, Infraestrutura, Agricultura e Saúde do município, em sistema de revezamento nas 04 entradas e saídas da cidade de Rio do Prado e no Distrito de Vila Formosa de Minas.
  • Foi realizada ainda a desinfecção dos bairros e ruas, utilizando-se o Caminhão Pipa com desinfetante antibactericida.
  • Destaque-se ainda que os profissionais de saúde da linha de frente, quais sejam, Médico, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Dentistas, foram capacitados por profissionais da Gerência Regional de Saúde.

A Secretaria Municipal de Promoção Social adotou medidas No Centro de Referencia em Assistência Social conforme dispõe a resolução nº08/2020 segue em anexo.

Estão sendo acompanhadas famílias em situação de urgência e vulnerabilidade social e muitas foram atendidas com:

• Kit higiene a população (água sanitária, sabão em pó, sabão em barra e detergente);
  • Foram distribuídos 50 cestas básicas compradas com recurso do piso mineiro e algumas outras de doação de terceiros;
  • Distribuição de EPIS para servidores do SUAS;
  • Dentre outras ações e orientações para aos usuários mediante o agendamento ou por telefone para obedecer ao distanciamento social.

A Secretaria Municipal de Infra Estrutura tem prestado apoio para todas as secretárias municipais.

Adoção de medidas de orientação, prevenção e fiscalização para garantir que os servidores da limpeza de rua estão utilizando corretamente os equipamentos de Proteção Individual (EPIS).

Comprou produtos de limpeza para uso e higienização dos setores, intensificou os procedimentos de limpeza das Vias Públicas no Município, para minimizar os casos de contaminação, mesmo que não temos casos confirmados.

A Secretaria de Infraestrutura têm acompanhado e fiscalizado os dias e horários de recolhimento do lixo, com o intuito de evitar acumulo de lixo nas ruas.

Todas as medidas de prevenção se deram através de deliberações do Comitê Extraordinário da COVID 19, Secretaria Estadual de Saúde e da Gerencia Regional de Saúde e o Município contou com o apoio e parceria da Polícia Militar e do Meio Ambiente de Rio do Prado especialmente nos monitoramentos e nas blitz.

É indispensável orientar e prevenir sendo assim o Comitê Extraordinário, os Agentes Comunitários de Saúde e o Setor de Epidemiologia passaram em todos os Comércios do Município entregando Cópia das deliberações para garantir medidas de higiene para controle da transmissão da COVID 19.

O Município de Rio do Prado reconhece que a pandemia é situação atípica, estamos empenhando todos os esforços e seguindo as medidas implementadas pelo Estado de Minas Gerais, acompanhando as deliberações da Secretaria Estadual de Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Colocamo-nos a disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário através dos nossos telefones (33) 3744-1363, email: [email protected], site: https://www.riodoprado.mg.gov.br/ .